No próximo mês de outubro, entre os dias 12 e 14, o território Geopark Araripe será palco da etapa cratense do Circuito de Corridas que leva seu nome. A competição é originária do Cariri Extremo e, este ano, com a inclusão de novas modalidades, como o ultra trail run, “o objetivo é atrair atletas de alto nível para a região”, informou Baden Powell Menezes.

Até lá, a equipe de organizadores, formada pelo Cariri Extremo, Geopark Araripe e Prefeitura Municipal, se reúne semanalmente, para que a competição entre, em breve, no hall das principais competições nacionais. A última reunião, realizada na quinta-feira (23), na sede da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, foram discutidos e acertados detalhes da logística da prova.

Conforme afirmou Baden, “o sentido principal da prova é divulgar o Geopark e seus geossítios em todo o Brasil. A prova já acontecia nesse território e agora decidimos colocar o nome”. Para o Diretor Executivo do Geopark Araripe, Nivaldo Soares, o sucesso da prova depende da participação efetiva de todos os organizadores. “O esforço vale a pena, porque o comentário que sai depois é o nome do Crato”, destacou.

Para isso, a Prefeitura do Crato mobilizou as secretarias de Esporte e Juventude, de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Meio Ambiente e Controle Urbano, de Segurança e da Saúde para atuar de forma integral no evento. “Vamos apoiar em tudo o que for necessário para que a prova seja um sucesso. Cada secretaria disponibilizará seus serviços para competidores e visitantes”, ressaltou Luís Carlos Saraiva, gestor da SETURDES.

Durante a reunião, também foi apresentado o material gráfico da competição, que destaca elementos do Geopark Araripe, como fósseis de dinossauros, libélulas e peixes. “As medalhas estão sendo produzidas artesanalmente com elementos do Geopark. A ideia é adaptarmos os elementos com a cidade que receberá cada etapa”, comentou Nivaldo.

Post a Comment