A produção industrial do estado do Ceará no mês de junho cresceu 6,8% em relação a maio, na série com ajuste sazonal. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada esta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da forte alta, o resultado estadual ainda ficou abaixo da média do Brasil, que atingiu 13,1% na mesma base de comparação. O Paraná foi o estado que registrou o melhor desempenho, avançando 28,4% enquanto que o Espírito Santo ficou com a ponta oposta, reduzindo a produção em 2%.

Já na comparação com o mesmo período do ano passado, entre julho de 2017 com julho deste ano, o Ceará apresentou índices diferentes. A indústria cearense recuou 3,6% na série sem ajuste sazonal, novamente abaixo da taxa nacional (3,5%). Neste cenário, o Pará foi quem despontou na produção, com crescimento de 13,3%. Já o Espírito Santo aparece novamente como o pior resultado, caindo 7,3%.

No acumulado dos seis primeiros meses de 2018, o Ceará registra leve crescimento do setor de 0,3%, empatado com o Rio Grande do Sul. Nos últimos 12 meses, a taxa é consideravelmente melhor, alcançando variação positiva de 3%. (Diário do Nordeste)

Post a Comment