Header Ads

Saiba como acompanhar o pedido da aposentadoria

Além do serviço no site, quem informa corretamente
o endereço ao INSS também recebe a resposta através
de carta. FOTO: Thiago Gadelha
É comum encontrar nas agências da Previdência pessoas que vão até o local simplesmente para saber se a aposentadoria ou quaisquer outros benefícios solicitados há dias ou semanas foram concedidos. Esse deslocamento e a espera pelo atendimento são, na maioria das vezes, desnecessários.

O serviço que informa a situação do benefício no site do INSS (www.inss.gov.br) tem um funcionamento bastante simples. Após acessar a página principal, o segurado obtém a informação em quatro etapas, sem a necessidade de criar senha ou preencher longos cadastros. Na tela, a opção “Consulta à situação do benefício” está no menu de serviços, à esquerda do usuário. O segundo passo é clicar em “Acompanhar pedido”. A terceira tela a ser aberta pedirá alguns dados do segurado, como nome completo, data de nascimento e número do CPF. É preciso seguir as instruções, como não usar pontos, vírgulas ou barras.

O número do benefício também será solicitado. Essa numeração está no protocolo entregue ao cidadão na ocasião do pedido no posto.

Depois de preencher todos os campos e clicar em “Visualizar”, a situação do benefício será informada. Por exemplo, caso o requerimento tenha sido aprovado, a tela apresentará a frase: “Benefício concedido”.

A consulta também pode ser realizada pelo telefone 135. A ligação não tem custo quando realizada de telefone público ou fixo. Se a opção for o celular, o custo é o da ligação local. Ou seja, se o atendimento demorar, o usuário terá prejuízo. (Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.