A candidatura do ex-governador Cid Gomes (PDT) ao Senado será a última a ser oficializada em convenção, que ocorre neste domingo (5), no ginásio da Faculdade Ari de Sá. O senador Eunício Oliveira (MDB) também confirma, neste sábado (4), na sede da AABB, no bairro Dionísio Torres, que disputará a reeleição. Além dos dois, foram lançadas outras seis candidaturas. 

Conheça o perfil de cada um dos candidatos ao Senado no Ceará: 

Anna Karina Cavalcante
PSOL
Formada em História e professora da rede estadual de ensino, Anna Karina é militante em defesa da Educação. A candidata faz oposição à atual gestão do Sindicato dos Professores e Servidores em Educação do Estado do Ceará (Apeoc). Também atua no movimento feminista.

Cid Gomes
PDT
Ex-governador do Ceará por dois mandatos (2007-2014), Cid Gomes concorre ao Senado pela primeira vez. Já foi Ministro da Educação no Governo Dilma e, antes de liderar o Executivo do Ceará, foi prefeito de Sobral (1997-2004) e deputado estadual (1991-1995).

Eunício Oliveira
MDB
Atual Presidente do Senado, Eunício Oliveira tenta reeleição ao cargo de Senador, pelo MDB. Já foi deputado federal três vezes e ministro das Comunicações do Governo Lula.

Geraldo Magela
PSTU
Operário e atuante no movimento sindical, Geraldo Magela já foi coordenador Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil. Em 2014, candidatou-se pelo PSTU a deputado federal e obteve 1.634 votos.

Jamieson Simões
PSOL
Formado em Teologia, é pastor presbiteriano. Já cursou Gestão Pública e é militante do direito de crianças e adolescentes. Jamieson foi apontado pela Global Unites/Sri Lanka como um dos 50 construtores da paz no mundo, por mediar conflitos entre grupos rivais nas periferias de Fortaleza.

João Saraiva
REDE
Ambientalista, João Saraiva estava afastado da política, mas em 1996 disputou a eleição para a Prefeitura de Fortaleza. Naquele ano, era filiado ao Partido Verde (PV) e obteve 1.864 votos.

Luís Eduardo Girão
PROS
Empresário do setor hoteleiro do Ceará, Eduardo Girão atua também nas áreas de transporte de valores e de segurança privada. Em 2004, fundou a Associação Estação da Luz, entidade sem fins lucrativos comprometida com a transformação qualitativa do social e responsável ainda por importantes produções audiovisuais do cinema brasileiro.

Mayra Pinheiro
PSDB
Médica e professora, Mayra Pinheiro já foi candidata à deputada estadual nas Eleições 2014. Tendo Doutorado em Bioética pela Universidade do Porto, em Portugal, Mayra também foi presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará entre os anos de 2015 e 2018. É Co-fundadora do Movimento Renasce e faz parte do projeto RenovaBR.          (Diário do Nordeste)

Post a Comment