Após 15 anos, a cidade de Milagres, no Cariri, volta a produzir algodão. Prefeitura, governo do estado e iniciativa privada estão em esforço conjunto e já fizeram a primeira colheita em junho, em uma área de 30 hectares. Mas não irão parar por ai.

A roça de experiência foi feita em uma comunidade chamada Olho D´Água Cercado, em março. A terra é do produtor e empresário Marcos Landim, que procurou a Embrapa para que pudesse acompanhar e orientar no plantio.

O Secretário de Agricultura de Milagres, José Aldi dos Santos, diz que uma das maiores preocupações com culturas de algodão é a Praga do Bicudo, um inseto que se prolifera dentro da planta. Foi ele o responsável pelo intervalo de mais de uma década para que a cidade voltasse a produzir.

O Dia de Campo aconteceu ainda junho. Este foi o momento da colheita, onde uma série de entidades esteve presente junto com a comunidade de Milagres para mostrar como se deu o plantio e como colher e tratar do produto. Embrapa, Caixa Econômica, Ematerce, Sindicato dos Agricultores e produtores rurais de Milagres participaram.

Através da participação da Secretaria de Agricultura do município, está sendo programado o plantio de 200 hectares para o ano que vem. O prefeito deverá investir cerca de 40 mil reais na compra das sementes de algodão.

A prefeitura está em busca de investidores para tocar o projeto, e iniciou conversa com alguns bancos para tratar de fomento. Este tipo de plantio em Milagres não necessita de irrigação artificial e depende da chuva. Isso, no entanto, deixa a produção mais barata e viável.             (Site Miséria)

Post a Comment