Copos são usados no restaurante universitário. FOTO: Yanne Vieira
Um levantamento mostra que todos os dias, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) descarta mais de 1.200 copos descartáveis sem nenhuma política ambiental. Apesar de iniciativas como "adote um copo", não há nenhuma medida efetiva para combater o impacto causado pelo material. 

O tema foi tratado com exclusividade pelo Laboratório de Práticas do curso de Jornalismo da UFCA. A estudante de jornalismo Yanne Vieira apurou os números e trata sobre o assunto em um texto publicado em agosto (
http://noticianocampus.ufca.edu.br/2018/08/23/sustentabilidade-para-quem/).

Os mesmos estudantes que ensaiaram algum tipo de conscientização do impacto causado pelo descarte desmedido dos copos, não deixaram de lado a prática, observa a estudante, que é engajada em causas ligadas à preservação ambiental.

PSL
Entre 15 estratégias elencadas para desenvolvimento da UFCA, está o PSL (Plano de Logística Sustentável). O documento foi pensado para promover práticas sustentáveis que costurassem os setores na estrutura física dos campi. O PSL prevê requisitos como o retorno de material descartável, por exemplo.

Nos eixos 2 e 5, encontramos os principais pontos que trazem o consumo sustentável como fundamental. "Um tópico controverso com o número de copos que são descartados pelo restaurante universitário", destaca Yanne.

Mhabell Lima, nutricionista do restaurante universitário, afirma que a empresa não tem políticas de reciclagem dos descartáveis, mas apoia os projetos do copo retornável.

Dimas de Castro, responsável pela coordenadoria de gestão da sustentabilidade da UFCA, afirma que a coordenadoria está se reunindo para atualizar a PLS, e que, no primeiro semestre de 2019, espera que a redução dos copos descartáveis aconteça.   (Site Miséria)

Post a Comment