A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, apresentou aos coordenadores pedagógicos e professores de Matemática das 64 escolas de ensino fundamental I e II da rede municipal de ensino, o aplicativo Matematicando.

Desenvolvido pela empresa Inteceleri, o Matematicando já foi implantado em diversas escolas, atingindo o quantitativo de mais 102 mil alunos e 9 mil professores em todo o Brasil.

Em Juazeiro do Norte, ele será inserido no ensino de matemática para alunos do 4º e 8º ano já a partir desse mês de outubro, logo após a primeira formação sobre a utilização do programa, destinada aos professores de Matemática.

A proposta do Matematicando é apresentar uma nova forma para o professor ensinar e o aluno aprender as quatro operações básicas da matemática, com o uso da cromopedagogia – o uso das cores como gatilhos de memória.

Através do aplicativo, os alunos realizarão atividades neurolinguísticas e processos de memorização, em conjunto com o ambiente de jogos que permite que os alunos aprendam brincando.

De acordo com o desenvolvedor do programa, Walter dos Santos Oliveira Júnior, ele foi criado a partir de uma metodologia que prende a atenção do aluno pelas operações básicas, onde eles desenvolvem um raciocínio lógico e fazem um cálculo mental, utilizando principalmente as cores. “Nós pegamos tudo isso e convertemos para um ambiente de ‘gameficação’. Assim como vários “games”, o aluno precisa superar diversas fases, o que se torna um estímulo para que ele possa prender”, comenta o professor.

Conforme os alunos vão avançando para fases mais difíceis, o matematicando vai retirando as cores dos processos, o que força o aluno a demonstrar que realmente aprendeu as operações fundamentais da matemática (soma, subtração, multiplicação e divisão).

O aplicativo também oferece um ambiente de competição saudável, onde os alunos vão pontuando e disputando entre si as melhores colocações. Segundo o desenvolvedor, isso funciona como uma ferramenta metodológica e motivacional.

Além do aprendizado dos alunos, o programa também tem como objetivo a implantação da ferramenta Google for Education (Google para Educação). “Juazeiro do Norte está agora utilizando uma ferramenta tecnológica e educacional que é utilizada pelas maiores instituições do mundo, como as universidades Harvard e Cambridge. Com certeza, isso trará importantes ganhos de comunicação entre a Seduc e os professores, e, por sua vez, entre esses e os alunos, chegando até os pais ou responsáveis”, destaca o professor.

Walter dos Santos Oliveira Júnior é Professor de Gestão de Tecnologia da Informação (UFPA), Mestre em Computação Aplicada - UFPA, autor dos apps matematicando,  geometricando e do óculos de realidade virtual Miritiboard Vr. Também é sócio-diretor da Inteceleri Tecnologia para Educação uma Empresa parceira do Google For Education.

Post a Comment