Um projeto da Universidade Federal do Cariri (UFCA) desenvolveu um aplicativo que promete ajudar o eleitor indeciso na escolha de um deputado federal. O "Eleitor Sabido" filtra e relaciona os candidatos de acordo com o posicionamento sobre temas políticos.

O aplicativo é fruto do projeto de extensão "Utilizando dados abertos no desenvolvimento de tecnologia para suporte aos eleitores na definição de seus candidatos nas Eleições 2018".

A ferramenta utiliza dados obtidos pelo site da Câmara Federal e de veículos de imprensa de expressividade no país (G1, UOL e Folha de S. Paulo). os desenvolvedores dizem que o aplicativo "pretende ser instrumento onde o eleitor indeciso possa levantar informações e escolher o candidato que mais se alinhe às suas ideias".

O aplicativo tem sido desenvolvido desde março pelos estudantes Almir Herisson Costa dos Santos e Ana Larissa Soares Cruz, do curso de Engenharia de Materiais da UFC. A   coordenação é do professor Maxwell Guimarães, do curso de Ciência da Computação, atualmente em implantação.

Na prática
Ao acessar a plataforma, o usuário informa o estado onde vota. Em seguida, se posiciona em questões como "Reforma da Previdência" ou "PEC de Congelamento dos Gastos", indicando se é "a favor" ou "contra" cada uma delas.

A partir das respostas, o filtro inteligente automaticamente busca os parlamentares que se posicionaram da mesma forma. O usuário também pode pesquisar informações de candidatos em qualquer estado ou ainda visualizar o posicionamento de todos os parlamentares e partidos políticos em qualquer votação realizada na Câmara Federal.

Considerando que cerca de 85% dos atuais deputados federais estão disputando a eleição de 2018 (no mesmo cargo ou em outros postos eletivos), o Eleitor Sabido apresenta as propostas votadas e os respectivos votos recebidos de cada parlamentar ao longo da legislatura 2015-2018.

O app Eleitor Sabido está disponível na Play Store (Android), no endereço:

Serviço
Prof. Dr. Maxwell Oliveira: maxwell.oliveira@ufca.edu.br
Fan page Eleitor Sabido - Facebook (
https://www.facebook.com/EleitorSabido/) e Site oficial do projeto (https://sites.google.com/view/eleitorsabido/).    (Site Miséria)

Post a Comment