Gabriel Ângelo, Gleison Amorim, Gisele Lua e Wanderson Gomes
A comunidade do Gesso, em Crato, está se tornando uma espécie de residência universitária dos artistas. O fato do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA está instalado, no prédio do antigo Sesi, no bairro São Miguel, está atraindo estudantes e professores dos cursos de Artes Visuais e Teatro para residirem nos bairros São Miguel, Centro, Santa Luzia e Pinto Madeira, onde é localizada a comunidade.  

Foi a partir desse desejo de morar próximo da universidade que surgiu, na Comunidade do Gesso, mais um Coletivo, o Colmeia Artesania. Inicialmente três estudantes: Wanderson Gomes, acadêmico de Artes Visuais, Gisele Lua e Gabriel Ângelo, estudantes de Teatro, resolveram alugar uma casa, que ao mesmo tempo que seria residência, se transformaria também em ateliê, espaço de ensaio e apresentações, ponto de encontro, brechó e comedoria.

A ideia vem se consolidando e já conta com um novo residente, Gleison Amorim, que é mestre em Teatro e conta ainda com a parceria da estudante também de Teatro, Vanessa Santos, que atua no brechó.

Atualmente, o coletivo trabalha com marcenaria fabricando utensílios feitos com pallets, vende plantas, roupas, calçados, licores, artesanato e uma vez por mês realiza uma feijoada, onde agrega os moradores e artistas da região.   

De acordo com Gisele Lua, muitos moradores já procuram o brechó e a feijoada. A estudante não mede esforços para fazer um trabalho de articulação comunitária para atrair a comunidade. Ela sai de casa em casa conversando com eles e anunciando as novidades do Coletivo. 

Gabriel Ângelo destaca que o espaço já está iniciando os trabalhos de apresentações e experimentos artísticos.  

O grupo está atuando em conjunto com outras organizações na comunidade, como é o caso do Coletivo Camaradas, onde realiza em conjunto a Feira de Sustentabilidade – Trocaria.    

A sede do Coletivo Colmeia Artesania fica localizada em um casarão, na beira da linha do trem,  na rua Monsenhor Juviniano Barreto,  n°132.   (Blog do Alexandre Lucas)

Post a Comment