No próximo dia 06 de setembro, o município de Barbalha realizará a “1ª Caminhada Pela Vida”, uma forma de chamar a atenção das pessoas para a prevenção ao suicídio. O evento faz parte da programação do “Setembro Amarelo”, promovido pela Secretarias de Saúde, do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS.

A caminhada sairá da sede da STDS, com parada na sede do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS III, passando pela Rua do Video até à Praça Engenheiro Dória (Praça da Estação).

O Setembro Amarelo é uma campanha que busca trazer o diálogo e prevenir o suicídio. 90% dos suicídios poderiam ser evitados com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.

No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. Por isso, o município de Barbalha se engaja nesta campanha e disponibilizará uma equipe pronta para atender a população. O Ministério da Saúde também coloca à disposição o telefone 188. A ligação é gratuita.

Post a Comment