FOTO: Reginaldo Zurlo
A Rede de Saúde Mental da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro do Norte, em parceria com o Centro Universitário Unileão, deu início, nesta terça-feira (11), à programação da campanha de valorização da vida, conhecida como Setembro Amarelo.

Com o tema “Setembro Amarelo: da prevenção do suicídio à promoção da saúde mental”, foi realizado um dia de palestras e mesas-redondas com professores e profissionais da Sesau, voltadas para trabalhadores do setor público e estudantes.

As palestras abordaram temas como a rede de atenção psicossocial na promoção da saúde mental, a vigilância epidemiológica do suicídio e a clínica e contemporaneidade do suicídio. Já durante as mesas redondas foram discutidas as interfaces do suicídio e possíveis intervenções, desde a prevenção à promoção da saúde mental.

“Estamos aqui com o propósito de ampliar conhecimentos não só em relação ao tema da campanha, mas também para falar sobre a rede psicossocial, o seu fluxograma, para que a gente possa fazer os devidos encaminhamentos e para que a nossa população seja melhor atendida”, disse a diretora da Rede de Saúde Mental de Juazeiro do Norte, Elizangela de Gouveia.

A programação continua com outras atividades durante o mês, em parceria com as Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Trabalho, e com as Ligas de Saúde Mental da Unileão e da Universidade Regional do Cariri (Urca). De acordo com Elizangela, a intersetorialidade fortalece as ações no sentido de reduzir os índices de suicídio, além de levar para a população os devidos esclarecimentos e orientações, para quebrar tabus em relação ao tema e aos estigmas da saúde mental.

PROGRAMAÇÃO
DIA 18 – AÇÃO ITINERANTE – Escola de Ensino Fundamental Mário da Silva Bem
PÚBLICO-ALVO: crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, familiares, trabalhadores.
Atividades: trabalhos lúdicos, educação em saúde, grupo focal, palestras orientação e manejo sobre o suicídio, saúde do trabalhador.

DIA 20 – MOBILIZAÇÃO NA PRAÇA DA PREFEITURA
TEMA: Sim à vida
PÚBLICO-ALVO: idosos, crianças e adolescentes, trabalhadores

DIA 21 – AÇÃO ITINERANTE – Escola de Ensino Fundamental Governador Manoel de Castro
PÚBLICO-ALVO: crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, familiares, trabalhadores
ATIVIDADES: trabalhos lúdicos, educação em saúde, grupo focal, palestras orientação e manejo sobre o suicídio, saúde do trabalhador.

DIA 25 – PALESTRA PARA OS TRABALHADORES DA SEDUC/SEDEST/SESAU
TEMA: Saúde mental e qualidade de vida do trabalhador. Palestrante: Tecia Lucena Grangeiro Maranhão – psicóloga e professora.
LOCAL: Memorial Padre Cícero, 8h.
ATIVIDADES: Terapia Natural (CEINAT – acupuntura auricular, revitalização da pele, massagem).

DIA 28 – AÇÃO ITINERANTE SAÚDE DO TRABALHADOR
PÚBLICO-ALVO: trabalhadores da saúde mental e CEREST.
ATIVIDADES: vivências, terapia natural, piquenique.
LOCAL: Clube dos comerciários.

Post a Comment