Header Ads

Consignado usando FGTS inicia operação nesta quarta


Disponível para 36,9 milhões de trabalhadores a partir desta quarta-feira (26), o crédito consignado com uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) começa a operar hoje e terá juros mensais de 3,5%. Inicialmente, apenas a Caixa deve ofertar a modalidade.

"A alternativa será uma oportunidade aos trabalhadores da iniciativa privada em dificuldades para quitar dívidas, limpar o nome, fazer pequenas reformas ou um novo investimento. A nova linha de financiamento terá taxas mais baratas e estará à disposição de 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada", indica nota do Ministério do Trabalho sobre o crédito.

As regras para a tomada de crédito determinam que o valor contratado depende do quanto o trabalhador tem depositado na conta vinculada ao FGTS. "Pelas regras, eles podem dar como garantia até 10% do saldo da conta e a totalidade da multa em caso de demissão sem justa causa, valores que podem ser retidos pelo banco no momento em que o trabalhador perder o vínculo com a empresa em que estava quando fez o empréstimo consignado", explica o Ministério do Trabalho.

Acessível
A forma como o governo encontrou para garantir o acesso a essa linha por trabalhadores das camadas mais pobres foi limitar o teto do juros mensal em 3,5% - percentual até 50% menor do que o de outras operações de crédito disponíveis no mercado. O tempo para pagamento é em até quatro anos. "Nosso objetivo é disponibilizar aos trabalhadores uma linha de financiamento que seja realmente viável tanto para tomar o dinheiro quanto para pagar depois", explica o ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, que preside o Conselho Curador do FGTS.       (Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.