Os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Crajubar), na região do Cariri, superaram a meta de cobertura da Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de pelo menos 95%.

Até então, Juazeiro do Norte atingiu 99,80% de cobertura vacinal contra o sarampo e 98,23% contra a poliomielite, correspondendo a mais de 16 mil doses aplicadas de cada uma das vacinas. Barbalha teve a marca de 95,83% para o público vacinado contra a poliomielite e 95,85% contra o sarampo.

Já o Crato, ultrapassou 100% da cobertura vacinal. De acordo com dados atualizados no último dia 31 de agosto, a cobertura ficou dessa forma: Poliomielite: 103,83%, com aplicação de 8.133 doses e Sarampo: 104,44%, com 8.181 doses aplicadas.

Durante a Campanha, que foi iniciada no dia 06 de agosto, a Secretaria de Saúde das cidades organizaram estratégias para alcançar o público alvo, crianças de 01 a menores de 05 anos. A descentralização da vacina foi uma delas, onde áreas descobertas de equipe receberam ações de imunização, para garantir que todas as crianças nessa faixa etária fossem vacinadas.

Prorrogação
A Campanha Nacional foi encerrada na sexta-feira (31). Apesar da meta já ter sido atingida em Juazeiro do Norte, a vacinação será prorrogada até o dia 06 de setembro. Mais doses das vacinas foram distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), principalmente naquelas onde o estoque acabou antes do encerramento da Campanha. O intuito é que nenhuma criança nas idades recomendadas fique sem ser vacinada.

A Secretaria de Saúde orienta pais e responsáveis que ainda não levaram suas crianças para se vacinar que se dirijam a uma UBS com a caderneta de vacinação em mãos. A vacina é a forma mais segura e eficaz de evitar que essas doenças reapareçam.     (Portal Badalo)

Post a Comment