As Secretarias de Saúde das cidades de Crato e Juazeiro do Norte comunicam à população que, durante este mês de setembro, está acontecendo a segunda dose de vacinação contra HPV, que deve ser aplicada seis meses após a primeira. A chamada para a primeira dose aconteceu no mês de março.

Devem receber a vacina meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A imunização pode ser estendida até 26 anos para pessoas com HIV, que tenham câncer ou que fizeram transplante.

Para que as crianças e jovens fiquem completamente protegidos é necessário tomar as duas doses da vacina. Apesar de ser uma rotina no calendário nacional de vacinação, o Ministério da Saúde realiza anualmente campanhas de intensificação para ampliar o alcance da imunização contra o HPV.

Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, e outros podem causar verrugas genitais. Os principais vírus são combatidos com as duas doses da vacina de HPV que estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.    (Site Badalo)

Post a Comment