Um dos segredos de manter a técnica é estudar, revela Lucas. FOTO: Ronuery Rodrigues
Aos 24 anos, Lucas do Monte Pereira, pode comemorar a conquista de um projeto pessoal que sonhava pôr em prática há anos: ele é dono do próprio negócio. Há cerca de quatro meses montou uma barbearia, em Crato. Foram três anos de trabalho duro em um salão do município, local em que pôde aprimorar a arte e ganhar experiência no ramo até abrir a Moral Barber, que fica no Beco do Padre Lauro, Centro de Crato.

Para chegar aonde chegou, o barbeiro revela que estuda cotidianamente para aprimorar o trabalho e as técnicas. Ele aprendeu a cortar cabelo e fazer barba sozinho, apenas observando o trabalho de um amigo ou na internet.

Trajetória
Antes de ser barbeiro, Lucas foi moto-taxi e também trabalhou em um mercadinho fazendo entregas. Foi em meio a esses afazeres que almejou ir mais além. Os obstáculos foram muitos, a falta de apoio e incentivo também foi um deles. A ausência de capital financeiro o impedia de montar um supermercado, o que tolheu o sonho.

A alternativa de trabalhar na indústria de cerâmica, como destino da maioria dos jovens da sua idade, foi recusada diante de seu projeto que falava mais alto. Lucas conta que traz consigo uma filosofia de vida que consiste em“Faça bem feito e com amor, aquilo que você deseja pra sua vida”, diz ele.

Lucas conta que no início, houve uma certa resistência para entrar na profissão, “eu dizia que não tinha paciência de trabalhar com pessoas”, revelou. Tabu quebrado, Lucas mostrou que a educação dada pelos pais (agricultores e com pouca escolaridade), o tornou um cidadão ético e compromissado. Aos poucos estava ele com uma clientela gigante no Sítio Bréia, zona rural do Crato, onde até hoje atende dezenas de pessoas aos finais de semana.

A barbearia
Após muito planejamento e renúncia de baladas e curtição com amigos, Lucas está há 4 meses com o espaço Moral Barber (www.instagram.com/moral_barber/), que fica no beco Padre Lauro, em Crato. A barbearia funciona de segunda a sábado, das 10 às 22 horas. O atendimento ao público ocorre de maneira agendada, ou seja, o interessado telefona e marca o horário do atendimento.

Com uma clientela gigantesca, Lucas disse estar satisfeito e revela que após uma rotina intensa de trabalho, ainda há tempo para uma boa leitura sobre empreendedorismo. “Quando eu saio daqui, tomo um banho e vou estudar. O segredo é estudar”. Além disso, ele afirma que para ter sucesso nem sempre é preciso passar pelos bancos da universidade.

Entre os objetivos futuros, Lucas revela que deseja aumentar o negócio com a finalidade de contribuir na transmissão do saber para outros interessados em se capacitar, além de colaborar com geração de renda no município. “Minha intenção é colocar um espaço maior, porque se alguém tiver interesse de se capacitar, nós teremos o espaço”, revela.

Muita gente hoje em dia abre um negócio pensando apenas no lucro. De repente esse mesmo negócio tem uma queda nas vendas ou na clientela. Isso é ocasionado porque muitas vezes o profissional, não está fazendo por amor ao trabalho, comentou ele a nossa reportagem.

Uma das melhores estratégias para quem está iniciando um negócio, é a propaganda, e a propaganda do Moral Barber, que além de está presente nas redes sociais, é a indicação feita pelos clientes a outras pessoas forma uma rede de clientes junto no negócio. “É muito gratificante o cliente chegar com um novo cliente, porque alguém já falou do nosso trabalho”, finaliza.  (Blog Papo Reto Cariri)

Post a Comment