FOTO: Reprodução
Acontecerá, nos dias 10 e 11 de setembro, na sede da Floresta Nacional do Araripe (Flona), no Crato, o curso de formação de brigadistas. O objetivo da capacitação é trabalhar na prevenção e combate a incêndios. Serão treinados ao todo 26 voluntários, sendo 10 colaboradores da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) e 16 guardas civis.

A atividade é uma ação conjunta entre SAAEC e Secretaria Municipal de Segurança Pública no sentido de minimizar ao máximo a possibilidade de queimadas na chapada.

Os incêndios florestais são mais suscetíveis a acontecer durante o segundo semestre do ano devido as elevadas temperaturas e a imprudência e negligência de moradores da região que realizam queima de lixo e renovação de pastagens, segundo dados levantados pelo ICMBio. Portanto além da formação de brigadistas é necessário que proprietários rurais se comprometam com a defesa de suas propriedades para inibir qualquer foco que possa se alastrar.

Os danos causados pelas queimadas são imensos, o solo fica desprotegido dificultando a absorção da água das chuvas desencadeando desmoronamentos. Outro fator preocupante é o impacto sobre a fauna, principalmente o Soldadinho do Araripe, ave endêmica ameaçada de extinção que se encontra em fase de reprodução nesse período mais crítico do ano com relação aos incêndios.   (Portal Badalo)

Post a Comment