FOTO: Divulgação-Anac
Apurações especiais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) levaram à suspensão de sete aeronaves no Brasil, uma no Ceará e seis no Mato Grosso do Sul. Em Juazeiro do Norte, no último dia 24, foi interditado helicóptero que prestava serviço aeromédico remunerado para o evento Rally dos Sertões. O resultado da operação foi noticiado no fim da tarde desta quarta-feira, 19.

Durante o último fim de semana do evento, a aeronave praticava táxi-aéreo clandestino. A Agência foi comunicada sobre a operação irregular para a organização do evento sem possuir certificado para realizar este tipo de serviço.

A Anac notificou o operador da aeronave e os organizadores do evento para prestar esclarecimentos e deu início ao processo de apuração. Caso seja constatada infração, o caso será enviado ao Ministério Público e à autoridade policial para investigação. Tanto o operador quanto o piloto poderão ser multados - neste caso, a habilitação do piloto também poderá ser suspensa. A aeronave foi interditada e permanece em Juazeiro.

O Jornal O Povo entrou em contato com a assessoria de comunicação do Rally dos Sertões, às 22h30min desta quarta-feira, 19, após ter acesso à informação. Pelo horário avançado, a organização do evento não pôde se posicionar. A reportagem aguarda retorno nesta quinta-feira, 20.

A ação da Anac é parte da campanha "Voe seguro, não use táxi-aéreo clandestino", lançada em junho, cujo objetivo é conscientizar os usuários sobre os riscos de contratar serviços irregulares de transporte aéreo.   (O Povo)

Post a Comment