A Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro do Norte, disponibiliza para a população o serviço para entrega de órteses e próteses, entre elas óculos, aparelhos auditivos, cadeira de rodas, cadeira de banho, coletes, botas, muletas e bengalas. Só este ano mais de 650 óculos já foram entregues. Por mês, estão sendo entregues 20 aparelhos auditivos.

Desde o início deste ano, a entrega de próteses de membro inferior, que antes era feita via Governo do Estado, passou a ser de competência do Município.

Para que seja solicitada uma prótese de membro inferior através da SESAU é necessário que o paciente passe por laudo de um médico especialista para que ele especifique a necessidade existente. A prótese pode ser da perna completa, articulada de joelho, modular acima do joelho ou abaixo do joelho.

Com a folha de Autorização de Procedimento de Alto Custo (APAC), e demais documentos de identificação (CPF, RG, título de eleitor e comprovante de residência), deve-se dar entrada no pedido na Secretaria de Saúde. A assistente social do serviço irá receber os documentos e preencher o laudo social. Com os documentos encaminhados, marca-se um momento para tirar as medidas da prótese.

Já existe empresa licitada para aquisição dessas próteses. Atualmente, 14 pacientes estão com o processo para recebimento de prótese em andamento. No momento, estão sendo feitas visitas domiciliares pela assistente social aos pacientes.

Post a Comment