A alta do dólar, que já ultrapassou a casa dos R$ 4, tem surtido efeito no mercado turístico. Conforme o Kayak, ferramenta de planejamento de viagens, os usuários têm buscado mais por destinos nacionais, à revelia das opções estrangeiras. O grande destaque foi Juazeiro do Norte (CE), que registrou o maior crescimento, seguido por Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS). À exceção, estão outras localidades na própria América do Sul e Lisboa (Portugal). 

Conforme os dados da ferramenta, nos últimos seis meses, houve crescimento de 31% na procura por destinos nacionais. 

Juazeiro do Norte foi o destino com maior crescimento, junto com Bariloche (Argentina), com 270% mais buscas desde o mês de abril. Em seguida aparecem Fortaleza e Porto Alegre como os principais destaques nacionais. "Bariloche e Santiago aparecem principalmente em função do turismo de inverno e temporada de esqui", explica o Kayak.

Lisboa é o único destino fora da América do Sul a aparecer no levantamento, na 15ª posição. Conforme o Kayak, "houve um 'boom' de brasileiros na cidade no último ano, por uma série de fatores: a facilidade da língua comum, preços mais atraentes em relação a outros destinos na Europa e um forte investimento do turismo de Portugal para atrair turistas".          (Diário do Nordeste)

Post a Comment