FOTO: Reginaldo Zurlo
Neste sábado (08), a partir das 18h, será realizada a liberação da primeira etapa da reforma da praça Padre Cícero, em Juazeiro. O equipamento teve os serviços iniciados em janeiro deste ano e buscou resgatar o seu traçado original.

No local foi realizado um projeto de paisagismo com gramado, plantas como palmeiras, ipês e outras espécies que fazem do ambiente um lugar mais harmônico. Um sistema de irrigação foi implantado, bem como novas luminárias estão dando um charme a mais ao ambiente. 18 novas lixeiras foram espalhadas pelo interior da praça.

Novos bancos foram acomodados e passagens abertas para que os transeuntes possam caminhar com mais comodidade. Houve a substituição do piso e, durante esses oito meses de obra, foi detectada a necessidade de drenagens nas ruas em volta da praça. A Coluna da Hora passou por uma pintura superficial com colocação de mármore branco em sua escadaria, enquanto que a estátua do Padre Cícero passou por um processo e recuperação. 

Na próxima etapa da reforma, esses dois equipamentos, tanto a Coluna quanto a estátua, passarão por uma reforma mais ampla, como restauração completa da máquina mecânica do relógio, incluindo confecção de novas peças do mostruário, limpeza, adaptação e restauração dos sistemas,  revitalização dos cabos de aço, restauração do indicador das fases da lua, além de outras peças como satélite, gabinete, etc.

Obras da rua São Francisco
A Rua São Francisco, no trecho entre as Ruas Padre Cícero e São José, será liberada com a pavimentação viária pronta e a calçada no concreto. A rua São Francisco, entre as ruas São José e Santa Rosa, será liberada com a pavimentação viária pronta. Já as calçadas da rua São Francisco, entre a rua Padre Cícero e a Rua Santa Rosa, só serão finalizadas com a liberação dos quiosques que também passarão por reforma nas próximas etapas da obra.

O projeto da Secretária de Infraestrutura, Gizele Menezes, busca resgatar o traçado original da praça. “Muita felicidade e satisfação é o que sinto, tanto de poder ter elaborado esse projeto, como de poder ter acompanhado a obra até a sua finalização. Vejo que cumpri meu papel não apenas de Secretária ou de arquiteta, mas também como cidadã que busca o melhor para nossa cidade, nossa história e o nosso povo”, disse.

Post a Comment