O Ministério da Educação (MEC) enviou, nesta terça-feira (25), à direção do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA), um relatório com a avaliação do curso de Licenciatura em Química, ministrada em Brejo Santo. A equipe do MEC visitou a cidade entre os dias 18 e 21 de setembro de 2018 e verificou questões em 3 grandes campos de atuação do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Na prática, foram avaliados itens como condições de infraestrutura do campus, cumprimento das diretrizes curriculares nacionais, número de docentes com titulação de doutor, mestre e especialista e oferta de disciplina de  Libras (obrigatória para cursos de licenciatura conforme Decreto no 5.626/2005). Na avaliação do MEC, o curso de Licenciatura em Química da UFCA obteve conceito 4, de um máximo de 5.

De acordo com o diretor do IFE, prof. Rodrigo Lacerda, a conquista vem do esforço coletivo da equipe do instituto: "Nós que fazemos o IFE recebemos com muita felicidade essa nota. Apesar de toda a dificuldade que a gente vem enfrentando, nós conseguimos uma avaliação positiva. Esse é o segundo curso do IFE reconhecido pelo MEC. No primeiro curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática), conseguimos média 3, que é a nota mínima para a aprovação, mas - especificamente no campo 'infraestrutura' - ficamos com média abaixo disso, principalmente porque o nosso campus ainda está em obras. Então, entramos com um protocolo de compromisso para garantir a aprovação e o MEC nos visitará novamente, no ano que vem. Agora, a Licenciatura em Química foi aprovada sem um protocolo de compromisso e isso mostra que, apesar das dificuldades, estamos conseguimos avançar", disse.

Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN)
A criação da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), autorizada em janeiro de 2014, vem do compromisso da UFCA de valorizar a docência por meio da criação de cursos na área do Ensino. Outro objetivo é suprir o deficit de professores de ciências no Cariri. 

Pela licenciatura interdisciplinar, os futuros professores têm formação geral nas áreas de Biologia, Física, Matemática e Química, com duração mínima de 3 anos. A partir do quarto semestre, eles optam por cursar disciplinas de áreas específicas, que podem ser Química, Física, Matemática ou Biologia. Assim, o aluno poderá cursar concomitantemente a LICN e outra Licenciatura específica, em uma das áreas ofertadas. As disciplinas específicas são optativas para a LICN, mas obrigatórias caso o aluno queira obter seu segundo diploma.

Post a Comment