Escola Moreira de Sousa fechou o desfile. FOTO: Antonio Rodrigues
Juazeiro do Norte. Com o hasteamento da bandeira, às 7h30, foi aberta as comemorações pelo dia da Independência do Brasil, na Terra do Padre Cícero, na manhã desta sexta-feira (7). Em seguida, o tradicional desfile cívico-militar coloriu a Rua São Pedro com aproximadamente 5 mil participantes e atraiu outras centenas de pessoas. Além do Tiro de Guerra, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal, entre outros órgãos, 12 escolas estiveram presentes.

Ao todo, foram 22 agrupamentos participantes que mesmo no calor forte, desfilou pela principal rua comercial do Município. A concentração começou logo cedo, às 6h, no Mercado Senhora Santana. De lá, partiu o integrantes, em toque e marcha militar, até o palanque das autoridades, em frente a sede da Prefeitura. A solenidade foi encerrada por volta 9h30.

Da Prefeitura, as fanfarras seguiram até a Praça Padre Cícero, onde puderam fazer evoluções e coreografias com outros repertórios. De acordo com a secretária de Educação, Maria Loureto, este modelo que já foi adotado ano passado foi a forma encontrada para equilibrar a necessidade de resgatar o desfile de 7 de setembro como um momento cívico e valorizar o trabalho dos instrumentistas.

Para o aposentado Paulo Duarte, que acordou cedo para acompanhar o desfile, o evento é um momento de recordação. “Lembro do tempo de minha infância que e sempre acompanhava, aí venho matar um pouco da saudade, relembrar o passado”, explica. Já a dona de casa Regilane Alves gostou do desfile, destacando que acompanha anualmente o Colégio Militar. “Eu acho bonito. O pessoal bem arrumado, organizado. Às vezes chego até a me emocionar”, confessa.   (Blog Diário Cariri)

Post a Comment