Um grupo de cinco estudantes da graduação em Sistemas de Informação do IFCE - Crato desenvolveu um sistema de controle de cópias para o setor de mecanografia do campus. O sistema, chamado de Mecanografia Digital Center, já está em uso e ajuda os servidores a reduzir o tempo gasto nas tarefas e a acompanhar melhor a quantidade de cópias e impressões que cada aluno e servidor pode fazer durante a semana.

"O sistema faz todo o controle do cadastro dos alunos, o número de xerox que cada aluno possui e o controle do limite semanal de xerox, que é feito de forma automática. Faz também a geração de relatórios semanais e o controle dos usuários", explica Pedro Hiago de Alencar, um dos alunos responsáveis pelo projeto. 

Bárbara Joana Feitoza, que também fez parte da equipe de criação do sistema, conta que os próprios alunos que utilizavam o serviço de cópias perceberam a demanda: "A gente percebeu que não era um sistema eficaz de fato, que poderia guardar os dados, já que o controle ainda era no papel. Agora, o sistema já faz o cálculo se o aluno pode ou não tirar a xerox no período". Durante o processo de desenvolvimento, eles dialogaram com o setor para verificar as necessidades dos servidores e tentar incorporá-las, como foi o caso dos relatórios semanais que detalham os dados dos usuários do serviço.

Servidor da mecanografia, Marcondes Leite conta que o sistema está fazendo a diferença no trabalho do setor: "Para fazer o controle manual, estava havendo muita perda de tempo. Com o sistema, está mais rápido, prático e há eficiência no controle. É ideal que os estudantes do curso de Sistemas possam colocar em prática tudo o que eles estão aprendendo".

Além de Bárbara (analista) e Pedro Hiago (desenvolvedor), fazem parte da equipe que desenvolveu o projeto os estudantes Pedro Henrique Lobo (arquiteto), Matheus Soares (testador) e David Kelvyn Alves (gerente). O sistema de controle da mecanografia foi desenvolvido no semestre 2018.1, durante a disciplina de Análise de Projetos de Sistemas II, ministrada pelo professor Marcelino Silva.

Post a Comment