As secretarias de Educação de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, assinaram um acordo com o Ministério Público do Ceará, que modifica o sistema de Educação Infantil nos municípios. O novo modelo é fundamentado em uma educação mais humanística, que leve em conta cinco pilares: amor, paz, verdade, retidão e não-violência. 

O novo sistema será implantado de forma gradativa em escolas com Ensino Infantil. Em Juazeiro do Norte, por exemplo, são 48 colégios, dos quais 34 possuem esta modalidade de ensino de forma integral e outras 14 conjugadas com o Ensino Fundamental. A proposta ainda será ampliada, nesta cidade, para alunos do primeiro ano do Fundamental. As secretarias de Educação terão suporte do Instituto Myra Eliane, sediado em Fortaleza, para implantar a iniciativa. 

De acordo com o presidente da entidade, Igor Queiroz, a principal contribuição do modelo para professores e pedagogos, consiste no fato de os profissionais serem sensibilizados a transmitir os cinco valores para as crianças. “Isso é um complemento ao que o Ministério da Educação já coloca para as crianças, mas que está fazendo falta. Então, teremos crianças mais bem preparadas para a próxima etapa que é o Fundamental”, explica Queiroz. 

Para a gerente pedagógica da Educação Infantil de Juazeiro, Lucélia Costa, as escolas municipais já trabalham esses princípios. “A diferença é que, agora, ele estará de forma mais intencional no nosso planejamento”, conta. Ela acrescenta que as ações vão de encontro ao Programa Escola Integradora, recentemente implantando e que proporciona maior participação dos pais nas atividades e no ambiente escolar. 

A aproximação entre família e escola é um dos maiores desafios da Educação, segundo o prefeito de Crato, Zé Ailton Brasil (PP). Quando atuava como deputado, antes de se tornar gestor municipal, ele participava de comissão que tratava sobre temas relacionados ao público infanto-juvenil. “Queremos passar esses conceitos para nossos mestres, integrar a comunidade para juntos participem da educação das crianças”, disse. 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Tereza Mônica, Crato recebeu o convite no ano passado. “Vimos que será um projeto muito importante para trabalhar a integralidade das crianças e integrá-las com as famílias e os profissionais para a humanização da Educação”, analisa.      (Jornal do Cariri)

Post a Comment