O município de Barbalha realiza busca ativa de pessoas de todas as idades que tenham nascido com lábio leporino para realizar cirurgia corretiva. A ação é resultado de uma parceria com a Organização Não Governamental (ONG) “Operação Sorriso”, que vai disponibilizar 60 cirurgias corretivas no Cariri e região. Uma equipe multidisciplinar com profissionais de várias regiões do Brasil e exterior será a responsável pela execução da campanha.

A Secretaria de Saúde de Barbalha está orientando as equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACE) e demais profissionais para encontrar esse púbico. A partir daí haverá um procedimento preparatório e acompanhamento para as cirurgias que serão realizadas entre 12 e 15 de outubro. Quem tiver ou conhecer alguma pessoa com lábio leporino também pode buscar diretamente a Secretaria de Saúde na Rua Princesa Isabel – 187, Centro.

As pessoas que têm lábio leporino não costumam aparecer em público, mas os profissionais que atuam na área dizem que os números são elevados chegando aos índices de um caso para cada 60 mil nascidos no Ceará.

Post a Comment