Uma solenidade simples e cheia de simbolismo, como marca da tradição e história de um dos espaços mais importantes de Juazeiro do Norte, foi realizada no último sábado, 08, com a entrega da primeira etapa da reforma da Praça Padre Cícero. O evento foi realizado ao lado da estátua inaugurada pelo próprio sacerdote, com a presença de autoridades municipais.

A Banda de Música Municipal executou repertório que lembrava os momentos marcantes da história dos frequentadores do lugar, enquanto o som da Ave Maria, de Schubert, reinaugurou as execuções sonoras da coluna da hora. Um momento de saudosismo e de agradecimento de moradores da cidade à Prefeitura de Juazeiro do Norte, pela recuperação do espaço.

O pesquisador e historiador, Daniel Walker, que escreveu um livro de memórias sobre a praça Padre Cícero, destacou a beleza resgatada e disse que jamais havia visto a praça tão iluminada como atualmente. A grande preocupação da administração municipal, era poder entregar a praça no período das grandes romarias, mesmo com o prazo de finalização da obra previsto para os primeiros dias de janeiro de 2019.

Na ocasião estiveram presentes o Prefeito em exercício, Giovanni Sampaio, secretários municipais, o vereador Adauto Araújo, representando o poder legislativo, e a ex-secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra. A população aprovou as intervenções feitas através de projeto executado pela Secretária de Infraestrutura e arquiteta, Gizele Menezes.


Toque de silêncio
Na ocasião, o Prefeito em exercício lamentou as mortes dos quatro romeiros falecidos em acidente, provenientes de Ararenda, e prestou homenagem com um toque de silêncio, destacando a solidariedade aos familiares e a importância dos romeiros para Juazeiro do Norte. Ainda ressaltou todo apoio necessário para o translado dos corpos para os lugares de origem dos falecidas.

Áreas restauradas
No local foi realizado um projeto de paisagismo com gramado, plantas como palmeiras, ipês e outras espécies que fazem do ambiente um lugar mais harmônico. Um sistema de irrigação foi implantado, bem como novas luminárias estão dando um charme a mais ao ambiente. 18 novas lixeiras foram espalhadas pelo interior da praça.

Novos bancos foram acomodados e passagens abertas para que os transeuntes possam caminhar com mais comodidade. Houve a substituição do piso e, durante esses oito meses de obra, foi detectada a necessidade de drenagens nas ruas em volta da praça. A Coluna da Hora passou por uma pintura superficial com colocação de mármore branco em sua escadaria, enquanto que a estátua do Padre Cícero passou por um processo e recuperação. 

Na próxima etapa da reforma, esses dois equipamentos, tanto a Coluna quanto a estátua, passarão por uma reforma mais ampla, como restauração completa da máquina mecânica do relógio, incluindo confecção de novas peças do mostruário, limpeza, adaptação e restauração dos sistemas, revitalização dos cabos de aço, restauração do indicador das fases da lua, além de outras peças como satélite, gabinete, etc.

Post a Comment