Praça do Marco Zero, no Centro de Apoio aos Romeiros, com
apresentação de artistas de rua. FOTO: Ânella Fyama
Na noite desta quarta-feira (12), na Praça Padre Cícero, um tumulto resultou em uso de spray de pimenta pela guarda municipal de Juazeiro do Norte. Segundo populares, o ocorrido aconteceu pela proibição da apresentação de um artista de rua no local. Visitantes que estavam na praça no momento contestaram a proibição aplicada pela Guarda Municipal e foram reprimidos com o spray.

Em nota a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, afirmou que “o respectivo servidor [da guarda] foi afastado das suas funções, por meio de medida cautelar, e a Corregedoria da Guarda Municipal abriu sindicância para apurar as devidas responsabilidades. A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania ainda informa que não acata, no âmbito da Corporação, esse tipo de procedimento equivocado, uma vez que o objetivo da pasta é promover a cidadania e o bem-estar social.”

Remanejo
Os artistas de rua e ambulantes que apresentavam seu trabalho e vendiam seus produtos na Praça Padre Cícero antes da reforma encontram-se hoje distribuídos na Praça do Marco Zero, no Centro de Apoio aos Romeiros.

Segundo Ânella Fyama, uma das artistas retiradas do local, hoje é necessária uma autorização para trabalhar na praça Padre Cícero. Segundo ela já havia se apresentado na mesma praça, juntamente com outros artistas de rua, sem necessitar do documento.

A proibição resultou no remanejo dos artistas e ambulantes, ocupando hoje uma praça mais distante do centro, onde não há a necessidade de autorização por órgão público.    (Portal Badalo)

Post a Comment