Equipamento reduziu oferta ao longo dos anos. FOTO: Hélio Filho
O único Restaurante Popular de Juazeiro do Norte, município com 271 mil habitantes, trabalha com oferta limite de 450 pratos. Em 2014, eram servidas mais 1.000 refeições diárias e, em 2008, quando inaugurado, a pretensão era servir até 4 mil pessoas por dia.

A drástica redução, no entanto, procura se adequar à demanda atual do restaurante, segundo informa a coordenadora Solange Sabino.

De acordo com ela, o equipamento tem potencial e maquinário para produzir até 500 refeições (sendo 50 pratos a mais do que oferecido diariamente), mas esta ampliação resultaria no risco de desperdício de alimentos.

Este ano o Restaurante Popular municipal passou a contar com uma horta comunitária própria como reforço. Todos os alimentos servidos no bandejão são orgânicos, oriundos do Banco de Alimentos da agricultura familiar e passam por aprovação de um profissional nutricionista.

As refeições são individuais, ofertadas ao preço popular de R$ 1,50, servidas a partir de 10h50, quando já se concentra uma grande fila de pessoas a espera do almoço.

Qualquer pessoa pode utilizar o serviço do Restaurante Popular, que tem prioridade de atendimento para o público do Centro Pop, idosos, pessoas com deficiência, grávidas e pessoas com criança de colo.

O município ainda possui outras quatro cozinhas comunitárias, localizada nos bairros João Cabral, Frei Damião, Vila Nova e Horto, com potencial para receber 200 pessoas por dia.  (Site Miséria)

Post a Comment