Trabalho de organização do dia das eleições transcorre tranquilo
no Fórum Eleitoral ,de Juazeiro do Norte. FOTO: Ana Lima
Até o próximo domingo, dia 30, pouco mais de 2 mil mesários, equipes de apoio e delegados de prédios estarão treinados para atuarem nas eleições do dia 7 de outubro.

Os mesários são voluntários e alguns deles já participam de eleições há bastante tempo. Claudivania de Melo Freitas, é mesária pela terceira vez e participou do treinamento na última terça-feira, dia 25.

“A primeira vez que eu fui mesária, cheguei ao cartório eleitoral e perguntei se estavam precisando e eles me explicaram tudo... Eu acho muito importante participar como mesária, por que a eleição é um ato democrático, né. É a única forma que você tem de poder tirar e botar quem você quer”, afirmou Claudivania, esperançosa na democracia.

A tarefa de mesário nem sempre é tranquila. Às vezes é preciso lidar com o eleitor que tem paixão por algum candidato. Claudivania já passou por isso.

“Houve uma eleição, que na minha sessão aconteceu uma pequena discussão na hora da votação por causa de alguns eleitores querendo pedir voto pra seus partidos. Aí a gente não deixou, não. Mas, no geral, é tranquilo. É os eleitores na fila conversando sobre em quem vão votar ou então aqueles que vêm com o candidato estampado na blusa”.

O mesário é uma peça importante no processo da democracia e, de acordo com Patrícia Vieira que é Analista Judiciário e Chefe de Cartório da 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte, a função de mesário tem algumas vantagens.

“(...) cada dia de votação dá direito a dois dias de folga no trabalho ou emprego sem qualquer prejuízo no salário e, em alguns concursos públicos a participação como mesário voluntário conta pontos na classificação e é critério de desempate. No município de Juazeiro do Norte, mesários que exercem a função de profissionais autônomos tem redução no valor do ISS. Em outros municípios há leis que reduzem o IPTU e concedem passe-livre ao mesário (...)”, finalizou Patrícia.    (Site Miséria)

Post a Comment