Vídeo relembra grande protesto dos taxistas contra moto-taxistas
em Juazeiro, em 1990. FOTO: Acervo-Cariri das Antigas
Um vídeo que mostra taxistas em um protesto caloroso contra os serviços recém criados de moto-táxi na cidade de Juazeiro do Norte, nos anos 1990, foi resgatado pelo projeto Cariri das Antigas

As imagens mostram diversos motoristas ocupando a rua São Pedro com seus carros, causando paralisação total no trânsito em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, onde representantes do movimento debatiam com agentes municipais.

Um dos motivos apontados seria o prejuízo causado pelo barateamento do preço. A corrida de moto seria, em média, R$ 1. O vídeo se torna bastante atual ao relacionarmos com os novos debates e protestos que a categoria de taxistas lideraram contra recentes serviços de transporte individual por aplicativos.

Alheios a confusão que acontecia próximo dali, diversos moto-taxistas aguardavam corridas sentados em seus veículos.

Quem acompanhou toda a movimentação de perto foi o repórter Roberto Bolhões para o Programa Aqui e Agora, que traça uma curiosa linha de origem do Moto-Táxi: ""O serviço que foi iniciado em Londres, na Inglaterra, chegou ao Brasil através de Crateús, passando por Iguatu, e agora chega ao Cariri, pela cidade de Crato".

Chama a atenção aos olhos do espectador de hoje a falta de capacete ou qualquer outro equipamento. Pela lei, o uso só tornou-se obrigatório em 1997.

Somente em 2009 o Brasil teve alguma regulamentação do trabalho de mototaxistas.     Confira o vídeo clicando aqui!           
(Site Miséria)

Post a Comment