Estudo aponta que geossítio do Horto é o mais procurado
pelos turistas que visitam o Cariri. (Foto: Divulgação)
Entidades públicas e privadas realizam planejamentos e ações com intuito de alavancar o setor turístico no Cariri. A região se mantém como a segunda que mais atrai visitantes. Somente o Geopark Araripe, através dos Geossítios, contabilizou a visita de quase 2,5 milhões de pessoas entre os anos de 2016 e 2017. A Colina do Horto, em Juazeiro do Norte; o Pontal de Santa Cruz, em Santana do Cariri; e a Ponte de Pedra, em Nova Olinda; lideraram a lista, com 2.100.000, 32 mil e 4.800 visitantes, respectivamente. 

Os dados estão presentes no artigo “Matrix of Priorities for the Management of Visitation Impacts on the Geosites of Araripe UNESCO Global Geopark” (Matriz de Prioridades para a Gestão da Visitação Impactos nos Geossítios do Araripe UNESCO Global Geoparque), de autoria de professores como Eduardo S. Guimarães, Helena Moreira e José Patrício P. Melo. De acordo com Jeanne Sidrim, coordenadora de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Geopark Araripe, o Geopark servirá como um apoio para o desenvolvimento de projetos que venham a alavancar o turismo na região. 

Entre as parcerias, a coordenadora cita a participação direta com o Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Cariri (Condetur), que está em fase de definição de rotas turísticas da região, junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na última semana, representantes do Conselho participaram da 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo, um dos maiores eventos do segmento, com o intuito de apresentar o Cariri a pessoas do Brasil e do mundo. “Estão se desenhando os roteiros da Fé, das águas, turismo de aventura e o histórico e cultural”, explicou Jeanne. 

De acordo com Édio Callou, analista do escritório regional do Sebrae no Cariri e coordenador de Projeto de Turismo e Economia Criativa e Artesanato na Regional do Cariri, o destino turístico caririense é o segundo maior do Ceará, tanto em termos de oferta como de demanda, ficando atrás somente de Fortaleza. Atualmente, o turismo religioso e o de negócios são os mais fortalecidos. “Daí, esse projeto vem com esse objetivo: de atuar em segmentos que ainda somos fracos, mas que poderíamos ser mais fortes pelo potencial da região, como o turismo de lazer e de tempo livre. Outro segmento importante que precisa crescer cada vez mais é o turismo de eventos”, completou, ao dizer que, em termos de oferta, as cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha possuem cerca de dez mil leitos, a segunda maior oferta do Ceará. 

Dentro do 1º Seminário de Turismo de Juazeiro do Norte, realizado no último dia 25, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, apresentou ações que serão implementadas com o conceito de Cidade Inteligente. Entre elas, estão a troca de luzes dos postes para lâmpadas LED, com sensores que diminuem a potência e economizam energia após a meia-noite; cobertura de Wi-Fi em todo território do município; aplicativos para turistas e cidadãos locais com informações sobre pontos turísticos da região etc. Por sua vez, o Secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Júnior Feitosa, destacou que o Aeroporto Regional, os setores hoteleiro e gastronômico e o constante aumento no número de guias de turismo favorecem e fortalecem o segmento. 

Júnior afirma que a instalação do HUB de Fortaleza, que possibilitou novos voos internacionais com partida e chegada da capital cearense, também contribui para o crescimento do setor de turismo local, já que as atrações do Cariri poderão ganhar mais visibilidade. “Estamos na batalha de fazer um voo Juazeiro – Fortaleza interligando com o HUB, que já está com voos diretos para Holanda e França. Essa é uma grande oportunidade”, destaca, ao dizer que, para tanto, foram realizadas iniciativas entre os parceiros, como as da escola de idiomas Wizard, que busca qualificar profissionais dos setores da hotelaria e de bares e restaurante.        (Jornal do Cariri)

Post a Comment