Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha têm 58.526 contratos de banda larga fixa ativos. Somente nos oito primeiros meses de 2018, o setor registrou acréscimo de 15,19% na quantidade de assinantes nos três municípios, em comparação a todo o ano passado, que tinha 50.805 contratos. Assim, nas três cidades, existe um ponto de acesso para cada oito habitantes. 

Barbalha registrou o maior aumento, compreendido pelo percentual de 23,73%, passando de 3.690 para 4.566 assinantes. Juazeiro vem em seguida, saltando de 34.730 para 40.249 contratos, perfazendo crescimento de 15,89%. Crato tinha 12.385 assinantes em 2017 e, com acréscimo percentual de 10,7%, passou a ter 13.711. 

A quantidade de contratos que permitem acesso a serviços como internet e redes sociais por banda larga fixa no Crajubar corresponde a 7,29% do setor no estado do Ceará, que possui 801.958 assinantes. No cenário brasileiro, o crescimento é impulsionado pelos provedores regionais de acesso à banda larga fixa, que registraram aumento de 70% no país segundo informa a Anatel. 

Segundo a diretora comercial de um provedor com uma carteira de cinco mil clientes nos três municípios, Marília Corrêa, A quantidade de usuários deverá ser ampliada. “Inicialmente, nosso foco era na cidade de Barbalha. Hoje, já atendemos Barbalha, Juazeiro, Crato pela serra e até próximo de Missão Velha. Nós iniciamos só a tecnologia a rádio e, ao longo desses 11 anos, estamos acompanhando a modernização da tecnologia e fazendo as mudanças”, explica. 

Consumidores estão atentos à qualidade dos serviços ofertados na região do Cariri. Segundo a vendedora Sara Moura, a precariedade da oferta por um provedor de acesso à banda larga fez com que ela cancelasse o plano que mantinha para a família. “No momento, estou decidindo qual melhor operadora para fazer uma escolha correta. O problema é que muitas oferecem uma coisa e, quando a gente vai ver, o serviço fornecido é outro”, conta.       (Jornal do Cariri)

Post a Comment