Barbalha receberá com festa e muita música a 1ª Mostra de Bandas Cabaçais do município. Promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e com a Escola de Saberes de Barbalha (ESBA), a cidade irá contar com apresentações culturais e programação acadêmica entre os dias 19 e 20 de outubro.

A iniciativa, segundo entrevista do Badalo com o historiador e representante do IPHAN, Igor Azevedo, faz parte do processo de salvaguarda dos festejos do Pau da Bandeira de Santo Antônio, tombado como patrimônio histórico cultural pelo instituto em 2015. Segundo ele, as bandas cabaçais são bem associadas à festa, que nessa questão desenvolve-se um trabalho de ação e promoção de um evento que integrem e protagonizem seu papel como mestres de tradição.

Já Lenice de Sousa, pesquisadora de práticas culturais do IPHAN, nos relata que a ideia de trazer a tona também a fala dos grupos de cultura para a mostra surgiu da demanda do IPHAN em propor ações voltadas para a pesquisa de reconhecimento e aprofundamento do universo das bandas cabaçais, que participam da Festa de Santo Antônio, que é um bem chancelado pelo Iphan.

A programação tem como foco principal a constituição dessas bandas e seu processo de produção e reprodução, com o intuito da elaboração de um plano de salvaguarda para elas. Contará com diversos pesquisadores e palestrantes, apresentação das bandas cabaçais e uma exposição fotográfica de Cristiano Ferreira, sob curadoria de Marcelo Leite, que será aberta oficialmente na noite do dia 19. Ainda terá programação voltada para o público infantil, onde haverá oficinas de pífano.

O evento ocorrerá tanto na ESBA, quanto na sede da Secretaria de Cultural e Turismo de Barbalha, além de algumas atividades ocorrerem também na Praça da Estação, no centro da cidade.           (Site Badalo)

Post a Comment