Pelo menos mais nove escolas de tempo integral deverão funcionar na rede pública de ensino de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha até 2020, quando o mandato atual dos prefeitos termina. Além disso, a implantação de um novo Colégio Militar em Juazeiro do Norte foi uma das promessas de campanha do governador reeleito Camilo Santana (PT), para o próximo mandato, e deverá ser concretizada no próximo ano letivo. 

A implantação do sistema de aulas no turno da manhã, complementadas por outras ações a tarde, como atividades esportivas, de lazer e culturais, começou a se intensificar este ano. Em Juazeiro do Norte, oito escolas funcionam em dois turnos. Em algumas delas, todas as turmas são de tempo integral, enquanto outras mesclam com salas cujas aulas ocorrem somente pela manhã ou tarde. 

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Maria Loureto Lima, com a permanência do aluno na escola, durante uma jornada de oito horas, existe maior chance de aprendizado. Pensamento semelhante tem a secretária de Educação de Crato, Tereza Mônica. Conforme conta, os alunos que preenchem uma tarde ociosa com atividades passam a ser acompanhados mais de perto por outro sistema social: a escola. 

Com a transformação de mais escolas em tempo integral, os municípios esperam ampliar a quantidade de alunos no novo formato. O ensino público de Juazeiro, por exemplo, deverá passar de 11 mil para 16 mil estudantes nesta modalidade de ensino. Barbalha criou, em 2018, quatro escolas em tempo integral, mas não confirmou se vai ampliar a quantidade para o próximo ano. A implantação de colégio em tempo integral também tem investimentos, devido ao quadro de professores e outros profissionais que precisa ser duplicado, e o aumento de refeições, que passam de um lanche para dois, somados a um almoço.     (Jornal do Cariri)

Post a Comment