Além da viagem de sabores que o cuscuz pode proporcionar, a nutricionista Fabiana Fontes acrescenta que o prato é ainda uma abundante fonte de nutrientes. "É um alimento rico em carboidrato, dessa forma fornece muita energia para o dia a dia. Ele também contém fibra, o que faz com que a pessoa fique saciada por um tempo maior. Além disso, as vitaminas do complexo B garantem mais disposição e saúde do sistema nervoso central".

O pacote de benefícios do alimento atua, inclusive, na prevenção de doenças. "O selênio, mineral contido no cuscuz, é antioxidante, importante para a o sistema vascular. Para as pessoas que apresentam hipertensão arterial, o prato pode auxiliar, já que é rico em potássio".

A especialista acrescenta que a receita pode ser acompanhada de ingredientes favoráveis ao estilo de vida saudável. Entre as opções estão ovos cozidos ou mexidos no azeite, carne magra moída, como o patinho, leite desnatado ou frango.

Balanceamento
O consumo da iguaria a qualquer momento do dia é permitido, de acordo com a nutricionista Mirella Freire, no entanto, ela explica que é necessário atenção com o balanceamento dos grupos de alimentos vão compor a guarnição.

"Pode ser consumido em qualquer refeição mas sempre como acompanhamento de outros alimentos fontes de proteínas, gorduras e fibras para agregar nutrientes e modular a carga glicêmica. O cuscuz sozinho pode ter um índice glicêmico elevado e levar a picos de insulina, o que não é interessante principalmente para quem busca reduzir o peso", alerta a especialista.

Rico em carboidrato e baixo teor de gordura, fornece energia e fibras. Confira o comparativo do cuscuz com os alimentos mais consumidos no café da manhã dos cearenses          (Diário do Nordeste)

Post a Comment