FOTO: Ellen Freitas
Um novo sistema de dessalinização de água salgada chegará ao Ceará em breve como resultado de uma parceria entre a empresa cearense Piscis e a alemã Gloasis. Com o início da fase de estudos de viabilidade econômica e ambiental nas próximas semanas, a expectativa é que o equipamento esteja pronto para operar no segundo semestre de 2021 - o que irá requerer um investimento de 3,2 milhões de euros (aproximadamente R$ 15,5 milhões).

O sistema será implantado no município de Jaguaribara, onde fica sediada Piscis, que produz óleo a partir das vísceras da tilápia. Com a redução do aporte do açude Castanhão e consequente diminuição da produção do pescado, a Piscis passou a utilizar para a produção própria tanques elevados e água de poço, que costuma ser salobra. Assim, procurou parcerias tecnológicas para incrementar a produção, até encontrar a Gloasis.

Cronograma
De acordo com Mercedes Blázquez, líder do projeto da União Europeia "Low Carbon Business Action in Brazil", essa primeira fase terá início entre o fim deste mês e início de outubro, durando aproximadamente seis meses e consumindo 200 mil euros (cerca de R$ 970 mil). A Piscis e a Gloasis firmaram a parceria a partir de uma das rodadas de negócio promovidas pela Low Carbon no País.

Nos quatro meses da fase seguinte, o grupo vai buscar financiamento para o projeto em instituições financeiras públicas e privadas, além de fundos de investimento voltados ao setor energético, em fase prevista para durar quatro meses. Se tudo seguir de acordo com o cronograma e as empresas conseguirem um agente financiador, as obras já devem ter início no segundo semestre do ano e levarão 24 meses até a conclusão, em 2021.   (Diário do Nordeste)

Post a Comment