No último dia 29 de setembro, a Diocese de Crato promoveu encontro para debater a situação dos migrantes (aquelas pessoas que se mudam de um país a outro) e refugiados (os que deixam seus países para escapar da guerra e da perseguição) que têm buscado o Brasil como alternativa de vida e trabalho.

A Igreja de Crato, encabeçada pela Cáritas Diocesana, organizou outro encontro, na manhã desta terça (9), na Cúria, em Crato, agora para definir um plano de trabalho para arrecadação de donativos. Membros do clero, congregações religiosas, movimentos sociais, sindicatos e universidades também contribuem com a iniciativa, de ação humanitária, na explicação de Solange Santana, da Cáritas.

Esses donativos serão recolhidos de 29/10 a 04/ 11, em pontos ainda discutidos pelo comitê. De acordo com Solange Santana, dada a extensão da diocese, a reunião foi convocada, justamente, para definir locais e horários dessa arrecadação, que tem até nome: “Mala da Campanha Compartilhe a Viagem – Coletando Histórias de Vida”. Essa campanha é fruto de um projeto internacional da Cáritas, com total apoio do Papa Francisco. Cinco unidades dessa mala foram produzidas e percorrem o país desde junho – com previsão de ser encerrada em junho do próximo ano.

A ideia é de que as pessoas partilhem mais do que alimentos, roupas ou brinquedos. Por isso, dentro dessa mala, estarão cartas, desenhos, poemas, canções ou objetos que carregam a memória e traços da caminhada percorrida pelos migrantes e refugiados. Oportunidade, então, para que todos os diocesanos de Crato possam conhecer as histórias de vida, as lembranças e os momentos vivenciados por cada um – e cada uma – que tem buscado alento fora de sua terra natal.             Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

Post a Comment