O constante investimento da Secretaria Municipal de Segurança Pública do Crato à Guarda Municipal, no aprimoramento técnico do efetivo rendeu novos frutos. Teve início nessa segunda-feira, 1º de outubro, o curso de capacitação para o uso de armas não letais, como o dispositivo elétrico incapacitante pistola Spark. O curso está sendo ministrado até a próxima sexta-feira, 05, pelo instrutor do dispositivo elétrico incapacitante Spark, o guarda municipal Maxwell Alcântara, membro da Guarda Civil de Juazeiro do Norte.

Maxwell Alcântara foi treinado no Rio de Janeiro, em um curso promovido pela empresa Condor, fabricante da Spark. A capacitação abordou desde os conceitos básicos e princípios da eletricidade até estudos de casos. "Aprendemos a legislação, manuseio do equipamento, recomendações, contraindicações de uso e a parte pedagógica de instrução", disse Maxwell.

O treinamento irá capacitar o efetivo da guarda no uso do equipamento, adquirido pelo município, que será utilizado para a contenção de distúrbios. O comandante da Guarda Municipal do Crato, Silton, destacou que o uso da arma é indicado em agressões não-letais, por exemplo, quando o alvo oferecer risco à segurança de terceiros, ao guarda municipal ou até mesmo a si próprio. “Adquirimos dez dispositivos de condução de energia, as Sparks [faísca, em inglês], que são as pistolas elétricas. Um dispositivo que imobiliza o alvo atingido por meio de condução de energia elétrica, que causa a imobilização do sistema motor do alvo atingido”, explica o comandante.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, a Spark é mais uma ferramenta não letal que pode ser empregada no uso diferenciado e progressivo da força. “Este é um equipamento para ser utilizado com responsabilidade, sempre com o objetivo final de preservar vidas”, destacou o Coronel.

Segundo o Coronel Jarbas, foram muitas conquistas ao longo da gestão do prefeito Zé Ailton. Segundo ele, a Guarda Municipal do Crato adquiriu, através de licitação, junto a empresa Condor, dez pistolas de armas não-letais Spark modelo Z 2.0, que tem a finalidade de contenção de eventuais desordens, que ofereçam risco à segurança de terceiros ou do próprio agente.

Post a Comment