O xilógrafo José Lourenço representará
a Lira Nordestina durante o Salão.
FOTO: Divulgação
Os trabalhos de xilogravura produzidos pelos artistas da Lira Nordestina, equipamento cultural vinculado a Pró-reitoria de Extensão - PROEX, da Universidade Regional do Cariri – URCA estarão no 11º Salão de Artesanato, em São Paulo, que será realizado no período de 7 a 11 de novembro.   

O evento é considerado umas das maiores vitrines  do artesanato brasileiro. No encontro estão previstos cerca de 60 mil visitantes e mais de 1000 artesãos que estarão expondo e comercializando a diversidade da produção artesanal brasileira.

Saiba mais
A Lira Nordestina é uma editora com especialização na impressão do cordel, que faz parte da Literatura popular no Brasil. Foi criada em 1932, pelo romeiro alagoano, José Bernardo da Silva, que havia chegado à Juazeiro do Norte em 1926. Após receber a benção do Padre Cícero, como era o costume dos romeiros que chegavam na cidade, deu início a sua profissão de folheteiro, nome dado aos vendedores de folhetos de cordel na época. Em 1932 comprou as primeiras máquinas tipográficas e inaugurou a Tipografia Silva, mais tarde mudou o nome para Tipografia São Francisco.

O espaço abriga os artesãos da Xilogravura, lugar que negociam suas obras e encontram-se os cordelistas, que imprimem seus folhetos, em um ambiente agradável permanecendo aberto no horário comercial aos visitantes e amantes da arte.

O seu xilógrafo administrador é José Lourenço, vinculado também institucionalmente à PROEX junto à professora e historiadora Ana Cristina, da Universidade Regional do Cariri.

Post a Comment