Mais de 30 mil fiéis são esperados para a 15ª Romaria de Benigna, no próximo dia 24 de outubro, em Santana do Cariri. Neste ano, o evento religioso traz como tema "Com Benigna sejamos sal da terra e luz do mundo, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino de Deus".

Auxiliando nos trabalhos da Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, o prefeito de Santana do Cariri, Pedro Henrique, tem trabalhado junto com a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Feitosa de Oliveira, e todos os servidores municipais, na intenção de preparar uma grandiosa recepção para os milhares de romeiros que estarão visitando o município nesse período de bastante movimentação.

Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928, na localidade de Sítio Oitis, Distrito de Inhumas a 2 km da sede de Santana do Cariri. Em 1941, aos 13 anos perdeu a vida de forma trágica. Benigna foi morta a golpes de facão por um homem que a assediou e tendo ela se recusado a entregar-se foi brutalmente assassinada.

A partir daí, a menina passou a ser considerada santa pela população local depois de sua morte, por considerarem o seu gesto de amor e coragem apesar da pouca idade. A fama de mártir espalhou-se e hoje Benigna já é devocionada por um grande número de pessoas, que costumam fazer-lhe pedidos e testemunham o alcance de graças.

Segundo o pároco da Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana, padre Paulo Lemos, a programação oficial do novenário começou no último dia 15, data em que os fieis celebraram os 90 anos de nascimento da Menina Benigna. A partir deste domingo (21), será iniciado o tríduo em louvor a "Heroína da Castidade", seguindo até a próxima terça-feira, dia 23. As celebrações ocorrem no Memorial de Benigna na comunidade de Inhumas.

Na quarta-feira, dia 24, data oficial da romaria, que marca os 77 anos da morte de Benigna, haverá uma extensa programação durante todo o dia. Veja a programação abaixo:


Benigna, que já é Serva de Deus tem sua vida em análise na Congregação dos Santos no Vaticano em um processo de Beatificação que poderá torná-la a primeira santa do Estado do Ceará.

Post a Comment