Header Ads

Moradores relatam incêndio em mata de Aurora que já dura três dias

Fogo se espalhou pela mata e população tenta apagar

Moradores relatam um incêndio de grandes proporções na localidade de Tipi de Cima, em Aurora, município do Cariri cearense. Segundo a população, o fogo começou na Paraíba, chegou à região no último sábado (28), tomou a área de mata fechada na serra, e ainda não foi apagado. Agricultores da região tentam conter as chamas que se aproximam das casas e dos pastos. 

O Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, destacamento que atende Aurora, disse, inicialmente, não ter recebido chamado para o incêndio. Após o contato da reportagem, uma viatura foi enviada ao local na tarde desta terça-feira (2).

“Esse incêndio começou muito antes, as conversas é de que foi desde quarta-feira. Aqui próximo à gente chegou no sábado. Foi o domingo todo, o fogo tava muito forte, e ontem também”, contou Vaneide de Souza, moradora da zona rural.

De acordo com Vaneide, o marido agricultor reuniu outros três moradores da região para tentar conter as chamas. “Ontem meu esposo passou a tarde até meia-noite carregando água numa bomba nas cotas pra apagar o fogo perto da roça dele, para não atingir o pasto. O incêndio desceu a serra e já chegou próximo às casas. Quando chegou próximo à roça, que a mata é mais fina, ele cortou e foi com uma bomba d’água nas costas”, relatou a mulher. 

Segundo ela, o Corpo de Bombeiros teria passado pelo local nesta segunda-feira (1º), mas não chegou a parar próximo ao sítio dos agricultores.

Outra moradora do sítio, Aline José confirma que o fogo continua forte na região. Segundo a mulher, “praticamente todas as casas da região estão sendo atingidas pelas cinzas do incêndio”. 

Os moradores dizem que as chamas chegaram bem perto de casas e estão se alastrando para outros sítios da região: Riacho Seco, em Barro, e Franklandia, em Aurora.       (Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.