FOTO: Reginaldo Zurlo
Será realizada em Juazeiro do Norte uma pesquisa do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC), intitulada “Inquérito soroepidemiológico e molecular de Dengue, Chikungunya e Zika na cidade de Juazeiro do Norte – CE”. A mesma terá o apoio da Secretaria de Saúde do Município (SESAU), da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde.

O estudo conduzido pela pesquisadora Kalline de Almeida, pretende identificar quanto da população foi acometida por estas doenças e também quais seriam os possíveis fatores associados a elas.

Na última segunda-feira (08), foi realizada uma reunião com a pesquisadora e representantes da SESAU, entre eles a secretária executiva de Saúde, Glauciane Torres, coordenadores do Núcleo de Controle de Endemias, Atenção Primária, Vigilância à Saúde, Vigilância Epidemiológica, além da coordenadora da 21ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O objetivo da reunião foi apresentar a pesquisa e articular o apoio da SESAU, que se dará através do suporte na aplicação dos questionários e coleta de sangue venoso da população para realização de alguns exames laboratoriais.

“Juazeiro foi escolhido por ter uma grande população, é a 3ª maior cidade do Ceará, e por nunca ter sido feita nenhuma pesquisa sobre a incidência dessas doenças no Município. É importante que a gente conheça como é que estão essas arboviroses para que a gente veja se as ações estão sendo efetivas, se precisa melhorar, como que a gente tem que se preocupar com essas doenças. É um benefício adicional para a população porque ela vai ter acesso ao resultado dos exames”, explicou a pesquisadora Kalline de Almeida.

Post a Comment