Os sintomas da rinite e da sinusite são até conhecidos, mas poucos sabem que o intestino pode ser o responsável pelos problemas. Segundo a nutricionista Aline Quissak, especializada nas áreas de Oncologia e Síndrome Metabólica, antes de partir para o uso de soros, antialérgicos e terapias de tratamento medicamentoso, a ingestão de alimentos específicos pode ajudar no tratamento das doenças.

Segundo a especialista, o primeiro aspecto que deve ser observado, é como o intestino tem se comportado. "Mesmo “regulado” podemos ter problemas que acabam levando a alergias. Pode parecer esquisito, mas analisar as fezes ajuda a solucionar vários problemas", afirma.  

Um intestino regulado possui evacuação adequada, com poucos resíduos, sensação de esvaziamento e sem cólicas”, explica. Agora, se a situação foge desse padrão recomenda-se a procura de ajuda médica.

Rinite 
Para ajudar na recuperação dos hormônios antialérgicos no intestino e controlar a rinite, Aline recomenda alguns alimentos, como a Aloe Vera. O suco dela, que pode ser comprado pronto, 100% puro, tem a propriedade de cicatrizar e renovar as células do intestino. Já os probióticos, são "bactérias do bem" que agem no intestino, responsáveis pela produção de hormônios antialérgicos, anti-ansiedade, absorção de ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. 

óleo essencial de eucalipto ajuda a liberar as vias respiratórias e pode ser usado para fazer inalação no banho ou no aparelho com água filtrada. A nutricionista sugere 3 gotas para 200ml de água. "Não ingerir, apenas inalar". 

"Se o seu caso é a rinite, inclua no seu dia a dia frutas como acerola, melancia e morango. Outros alimentos, ingeridos com frequência como ovo de codorna, brócolis e abacate, também são seus aliados", orienta. 

Sinusite
Já se o problema é sinusite, alimentos como mamão, kiwi e o melão são indicados. O espinafre, a cenoura e a tilápia, também auxiliam quem sofre com a condição. “Consuma com frequência, 1 xícara de espinafre refogado no alho e azeite extra virgem, 1/2 xícara de cenoura ralada crua e 150g de tilápia, esses alimentos vão ajudar nos sintomas intestinais e alérgicos”, completa.  

“Vale lembrar que essas são opções de alimentos que auxiliam na diminuição dos sintomas da rinite e sinusite, mas é claro que eles não descartam a avaliação de um especialista para o tratamento adequado de cada caso”, finaliza.           (Diário do Nordeste)

Post a Comment