Foram divulgados na última terça-feira (9) os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), com o índice que avalia os cursos de ensino superior de todo o país. Ao todo, sete cursos do Cariri atingiram a nota 4 no exame, sendo que a nota máxima é 5.

Os cursos de graduação em Educação Física e Sistemas de Informação pelo Instituto Federal do Ceará, em Crato e Juazeiro do Norte; Engenharia e Engenharia Civil pela Universidade Federal do Cariri; Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Regional do Cariri; Sistemas de Informação pela Faculdade Paraíso do Ceará, e Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Leão Sampaio foram os cursos mais bem avaliados na região, segundo dados.

A URCA também foi a única no Cariri que contou com dois cursos com apenas nota 1 no Enade, foram eles Ciências Biológicas (Bacharelado) e Construção Civil (Topografia e Estradas). Os índices educacionais de rendimento no ensino superior nesta edição do exame fizeram com que mais cursos conseguissem atingir uma nota mais próxima do esperado, já outros cursos tiveram queda no desempenho do Enade em relação a última avaliação, feita em 2014.


A cada ano o Enade se dedica a um ciclo avaliativo trienal. Em 2017, foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:

– Bacharel nas áreas de arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; engenharia; e sistema de informação.

– Bacharel ou licenciatura em ciência da computação; ciências biológicas; ciências sociais; filosofia; física; geografia; história; letras – português; matemática; e química.

– Licenciatura em artes visuais; educação física; letras – português e espanhol; letras – português e inglês; letras – inglês; música; e pedagogia.

– Tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas; gestão da produção industrial; redes de computadores; e gestão da tecnologia da informação.     (Portal Badalo)

Post a Comment