Dez anos atrás, a fervilhante produção artística do Cariri necessitava de uma casa de arte para receber espetáculos de teatro, música, dança e diversas linguagens criadas pelos artistas da região. Da mesma forma, os moradores mereciam um local com estrutura apropriada, onde pudessem apreciar o encantamento da arte no seu cotidiano e ter acesso contínuo a atrações culturais.

Este equipamento cultural sonhado por tantos caririenses abriu as portas no dia 7 de novembro de 2008, batizado como Teatro Sesc Patativa do Assaré. Na época, a contribuição de milhares de empresários do comércio, associados ao Sistema Fecomércio Ceará, tornou possível seu erguimento e segue ainda hoje mantendo suas atividades.

Entre os dias 4 e 7 de novembro, o Sesc Ceará comemora a primeira década de fundação, com programação especial de aniversário. Em Juazeiro do Norte, acontecem espetáculos teatrais, exposições, palestras e shows. No dia 4/10, às 20h30, os músicos Waldonys, Fábio Carneirinho, Flávio Leandro, Ana Paula Nogueira e o sanfoneiro Ranier Oliveira cantam repertório de canções queridas do público caririense.

Na segunda-feira, às 19h, será lançado o quadrinho Os Reisados do Cariri Cearense, seguido do espetáculo do Grupo Ninho de Teatro. Na terça, o lançamento será do cordel: Patativa do Assaré em Todos os Cantos; a peça da Cia. Livremente de Teatro será encenada na sequência. Na quarta-feira (7), também às 19h, o grupo paulista Núcleo Toada apresenta o espetáculo “Terceira Toada para João e Maria – Descorrigindo Chico”. (ver programação completa).

Portas abertas
Todos os anos, a programação artística do Sesc do Cariri chega para duzentas mil pessoas em média. Boa parte dela é abrigada pelo Teatro Patativa do Assaré em atrações permanentes, como Semana de Dança do Cariri, Semana Sesc de Artes Integradas,  Mostra de Bandas Sesc Sonoridades, Estacionamento da Música, Palco Giratório e a grande Mostra Sesc Cariri de Culturas.

Companhias locais de teatro, como a Cia. Livre Mente, e atores nacionais como, Eduardo Moscovis, Marjorie Estiano, Felipe Abib, Luís Melo, Eriberto Leão, já se apresentaram no local, além de músicos como Cidade Negra, Fafá de Belém, Toquinho, Jorge Vercillo e vários outros.

Para a população de Juazeiro do Norte, este espaço cultural do Sesc está aberto o ano inteiro com exibições de cinema, peças teatrais, shows com entradas gratuitas ou a preços populares. “Qualquer pessoa, grupo ou escola que queira conhecer o Teatro pode vir”, convida Sérgio Magalhães, supervisor de cultura da Unidade Sesc em Juazeiro do Norte.

Os artistas que desejam apresentar seus espetáculos podem participar da chamada pública do Sesc,  que recebe propostas todos os anos, e também enviar suas pautas, documento enviado ao Programa Cultura apresentando a  atração e solicitando o espaço.

Luiz Gastão Bittencourt presidia a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) na época em que o Teatro Patativa do Assaré estava sendo idealizado. O equipamento cultural simboliza o esforço da instituição em democratizar o acesso à cultura em todo o estado.

“Por ser um berço da cultura, extremamente importante para o Brasil, é que o Cariri tornou-se também um lugar tão relevante para o Sesc e para todo o Sistema Fecomércio. Com unidades operacionais no Crato e em Juazeiro do Norte, as duas maiores cidades do Cariri, e também com ações distribuídas por todo o ano, nas 28 cidades, temos condições de contribuir para o fortalecimento tanto da cultura, como também, de toda a economia da região. Por isso, o sonho e a consolidação do Teatro Patativa do Assaré sempre esteve nessa mesma direção: nos apoiar e ser espaço para a realização de um amplo programa de valorização e divulgação da cultura, além de potencializar valores e iniciativas, das mais diversas, que tem espaço assegurado naquele equipamento”, afirma.

Confira a programação completa aqui!

Post a Comment