Audiência vai até a quarta, 3, e deveria contar com representantes de partidos. FOTO: Ana Lima
Sem a presença de nenhum representante de partido político, iniciou nesta segunda-feira (1), a audiência para o abastecimento e lacre das urnas eletrônicas e de lona que serão usadas nas eleições em Juazeiro do Norte e Jardim. A cerimônia encerra na quarta, dia 3.

A Chefe de Cartório da 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro, Patrícia Vieira, explica que este momento é aberto e deve contar  com a participação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), partidos políticos e interessados.

Na prática, os servidores inserem nas urnas as informações dos candidatos (nomes, fotos, partidos, coligações) e os dados dos eleitores de cada zona. Em seguida, todas as urnas são lacradas e programadas para detectar qualquer violação.

Há ainda as urnas de contingência. Na 28ª zona, por exemplo, são 253 urnas e mais 23 de "reserva", todas estas precisam apresentar falha para que o voto, nesta zona em específico, seja depositado manualmente nas urnas de lona.

A audiência dura três dias. Nesta terça serão preparadas as urnas da 119ª zona que serão enviadas para Jardim, na quarta (3), as da mesma zona, mas que ficarão em Juazeiro.

Juazeiro do Norte, nas duas zonas, terão disponível quase 500 urnas. Em jardim serão 81. Cerca de 80 servidores trabalham na preparação das eleições para os dois municípios.

Patrícia lembra a importância de levar uma "cola" no dia das eleições. Ela destaca que serão seis candidatos e que estar seguro dos números fará com que o processo não seja tão demorado.

A sequência de votação será: deputado federal (4 dígitos); deputado estadual (5 dígitos); senador 1 (3 dígitos); senador 2 (3 dígitos); governador (2 dígitos) e presidente (2 dígitos).    (Site Miséria)

Post a Comment