Cascavel, com a limpeza de três praias, entre elas Águas Belas
(foto), foi destaque. FOTO: MATEUS DANTAS
Dos 184 municípios cearenses, somente 24 foram agraciados ontem, 21, pelo Estado, na solenidade de premiação do Selo Verde, o que significa que apenas 13% das gestões municipais avançaram no desenvolvimento de políticas públicas ambientais nos últimos dois anos. Na mesma oportunidade, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) certificou sete municípios - dos 20 que compõem a orla marítima do Ceará por manterem praias limpas.

A 12ª premiação do Programa Selo Município Verde (PSMV) ocorreu na tarde de ontem no Iate Plaza Hotel, na Beira Mar. De acordo com Artur Bruno, titular da Sema, o prêmio é uma forma de estimular o engajamento dos municípios nas questões ambientais, visto que, ainda segundo ele, mais de 60 prefeituras ainda hoje sequer têm secretaria ou autarquia específica para tratar do assunto.

Além do prêmio, uma estratégia que Bruno elencou como determinante para, aos poucos, conquistar adesão, foi possibilitar que os municípios emitissem licenciamentos ambientais. Assim, teriam arrecadação própria e, por consequência, fundo de investimento. "Os municípios têm muita dificuldade financeira de compor equipes de técnicos. O ideal é que sejam concursados, de nível superior, biólogos, engenheiros ambientais, veterinários, enfim, profissionais que possam, efetivamente, desenvolver as políticas", explicou.

As 24 gestões que têm se empenhado em alcançar esse estágio e, por isso, conseguiram o Selo Verde, tiveram, segundo Bruno, de priorizar políticas de gestão de resíduos sólidos. "É o maior problema ambiental depois da escassez de recursos hídricos. São 301 lixões ainda, em 184 municípios, quando não é pra ter mais nenhum", reforçou.

Os premiados seriam classificados em três categorias: A, B e C. Sete municípios alcançaram o selo B e, 17, o C. Nenhum conseguiu A ano passado, pela primeira vez na história da premiação, tinha sido Fortaleza. 

Municípios reconhecidos

Municípios na categoria B

Barreira, Brejo Santo, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Novo Oriente e Sobral.

Municípios na categoria C
Acaraú, Acopiara, Bela Cruz, Crato, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Icapuí, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Nova Olinda, Nova Russas, Pacatuba, Piquet Carneiro e Várzea Alegre.

Certificadas como Praias Limpas
Porto das Dunas e Prainha, em Aquiraz; Barra Nova, Balbino e Águas Belas, em Cascavel; Cumbuco, em Caucaia; Praia de Iracema, em Fortaleza; Praia da Baleia, em Itapipoca; Praia Principal, em Jijoca de Jericoacoara, e Flecheiras, em Trairi. 

Atestados
Selo Verde e Praia Limpa. Ambas as certificações são feitas de dois em dois anos por técnicos que analisam gestão ambiental e ações protetivas do meio ambiente.          (O Povo)

Post a Comment