Material encontrado apresenta excelente estado. (Foto: Ypsilon Félix)

Dois moradores do bairro Inhumas, em Santana do Cariri, encontraram, na tarde da última sexta-feira (09), uma quantidade significativa de artefatos que, possivelmente, pertenceu aos povos nativos da Região. O Instituto de Arqueologia do Cariri foi acionado para analisar os objetos que se encontram na casa de um deles. Há hipóteses de que tenha uma urna funerária e utensílios para guardar sementes.

Segundo o morador Paulo Bento, a descoberta aconteceu no momento que retiravam barro para uma construção civil. Após o primeiro achado, seu irmão foi ajudá-lo e a quantidade do material foi aumentando conforme exploravam o local. No mesmo lugar, a pouco mais de 2 km da sede do Município, já foram encontradas outras peças, inclusive uma provável urna funerária.

“Fizemos uma visita, porque os moradores estavam sem norte, sem saber o que fazer com a peças. Provavelmente, é um material de grande importância pelo excelente estado em que foram encontrados”, conta o pesquisador Ypsilon Félix.

O historiador João Cabral visitou os moradores e conheceu o material encontrado. Imediatamente, acionou o Instituto de Arqueologia do Cariri, instituição que pode salvaguardar este patrimônio e identificar as peças encontradas. “Aqui poderá conter uma grande riqueza para estudos da diversidade do povo antigo que habitou a área da Chapada do Araripe”, acredita.

O Instituto de Arqueologia do Cariri deverá fazer uma visita ao local, fazer uma análise preliminar e conscientizar a comunidade sobre os cuidados com estes tipos de peças durante obras. Contudo, somente com um estudo aprofundado de órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) poderá detalhar o que são os materiais.     (Blog Diário Cariri)

Post a Comment