FOTO: Adriano Duarte
No dia em que todo o mundo se mobiliza contra o diabetes, 14 de novembro, a Prefeitura de Barbalha desenvolverá uma série de atividades com este fim. A programação,  que prevê palestras, atendimentos e orientações a pacientes e ao público em geral, ocorrerá, a partir das 13 horas, no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão, que funciona à Rua Princesa Isabel, em frente à Praça da Estação.

De acordo com a coordenadora do centro, Dandara Ramalho, haverá testes rápidos e outros procedimentos, como verificação de glicemia capilar e da pressão arterial, além de orientações sobre cuidados para prevenir ou controlar a doença. O diabetes é a mais comum entre as doenças não transmissíveis com  incidência crescente. O maior desafio é o controle glicêmico, realizado por apenas 9 por cento dos adultos. Mais de 13 milhões de brasileiros, entre 20 e 79 anos, sofrem com o diabetes.

Além do Dia Mundial do Diabetes, a Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde, está atenta quanto à prevenção durante todo o ano. Os Postos de Saúde da Família estão preparados para receber, orientar e encaminhar pacientes ao Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão. O equipamento dispõe de equipe multidisciplinar pronta para o acolhimento dos que necessitam de tratamento.

Post a Comment