Material foi achado por um bugueiro na Praia do Guajiru,
no município de Trairi, no Litoral Oeste do Ceará.
Caixas "misteriosas" seguem sendo vistas na faixa litorânea do Ceará. Um desses pacotes foi encontrado na Praia de Guajiru, em Trairi, município localizado a 137 quilômetros de Fortaleza, na manhã deste sábado (03).

O buggeiro Batata fez o registro da caixa achada na Praia de Guajiru. "Eu estava voltando do emprego e, por volta de 5 horas, me deparei com essa caixa, a dois quilômetros de onde trabalho", relatou. Segundo ele, a caixa tinha características semelhantes a outras já vistas.

O advogado José Wellington Alves também registrou a existência de um pacote também na manhã deste sábado, no Bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. "Eu e minha mulher estávamos caminhando à beira do mar quando vimos a caixa. Como o mar estava secando, acredito que encalhou ali hoje", afirmou.

O advogado contou também que o material estava com cheiro de algas, parecia borracha prensada e que era bastante pesado.

Material foi visto no litoral do Nordeste
Há cerca de dez dias, os pacotes "misteriosos" têm sido encontrados e registrados por moradores no litoral do Nordeste. Desde então, o material foi visto nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

No Ceará, os primeiros municípios nos quais o material foi visto foram Aracati, Camocim e Caucaia. Pacotes foram encontrados também na praia do Serviluz, em Fortaleza, e no Porto das Dunas, em Aquiraz. Na última segunda-feira (29), um pescador encontrou 15 dessas caixas na praia da Colônia, em São Gonçalo do Amarante.

O chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama no Ceará, Miller Holanda Câmara informou que o material trata-se de resíduos sólidos que foram descartados por um navio. E que por ser um material sólido vai ser descartado como resíduo sólido comum.

“Ao que tudo indica trata-se de resíduos sólidos que foram descartados ou abandonados em alto mar e chegando aqui no litoral. Não só do Litoral do Ceará como também em outros estados vizinhos. E sendo resíduo sólido deve-se ser dado o tratamento normal que é dado para qualquer resíduo sólido. Poderá ser reciclado, ou incinerado ou depositado em local apropriado pela prefeitura de cada município”.

Litoral de Alagoas
Os pacotes começaram a aparecer nas praias de Alagoas, deixando em alerta os moradores de pelo menos 13 cidades do Estado. Os fardos encontrados pesam mais de 100kg cada um e há registros da presença deles em Tamandaré, no litoral pernambucano, além de praias da Paraíba.        (G1 CE)

Post a Comment